Princípios da campanha a reitor: Impessoalidade, Regulamentação, Transparência e Descentralização.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Proposições do novo modelo

Princípios são filosóficos e sua operacionalização depende de instrumentos e processos, os quais dependerão de análises e de aprovação dos conselhos da universidade. Como propostas concretas apresenta-se:
a) A criação de uma Pró-reitoria de Gestão de Pessoas com a retirada do Departamento Pessoal (DEP) da atual Pró-reitoria de Administração (PRAd). Desta forma, haverá recursos para que, além do atendimento das questões de registro, pagamento e de atendimento à questões legais, sejam também tratadas questões que garantam programas de capacitação e de melhoria da qualidade de vida no trabalho;
b) Com a retirada do DEP da PRAd, esta poderá agora abrigar a Secretaria de Planejamento e Controle (SPQ) e desta forma garantir que a administração inclua em um único setor tanto o planejamento quanto o controle, além dos indicadores necessários aos processos administrativos;
c) Criar uma Pró-reitoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PRPDI), o que significa dar foco à pesquisa na universidade em todos os campos, de graduação, pós-graduação e projetos institucionais de pesquisa & desenvolvimento, além de definir as políticas de inovação da instituição através do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITTE), a exemplo do que ocorre em universidades de classe mundial;
d) Criar um Centro de Tecnologia da Informação (CTI). O CTI estará afeto à rede e internet mais robustas, seguras e de maior velocidade; assim como na implementação do sistema de informação para apoio gerencial e em portal e webpage bilingue com flexibilidade para abrigar páginas de docentes e de eventos da universidade. O CTI dependerá de investimentos em sistemas, equipamentos e capacitação que atendam os interesses dos campi da UNIFEI, aqui em Itajubá como em Itabira e a comunicação entre eles, além de atender às exigencias de controle e transparência exigidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU);
e) Envidar esforços para a regulamentação de todos os setores e órgãos de ambos os campi da UNIFEI;
f) Empreender esforços para a estruturação do campus de Itabira, com vista a expansão racional e consolidação do seu projeto;
g) Reatar conversações com a CEMIG para que a Usina Luiz Dias possa voltar a atender as necessidades laboratoriais de ensino e pesquisa de cursos como a Engenharia Hidrica e a Engenharia Eletrica da UNIFEI;
h) Criar uma editora para a universidade ser capaz de editar livros e publicações variadas dos nossos docentes e pesquisadores. Essa iniciativa, embora simples, já é seguida por outras instituições o que contribue para a divulgação da universidade, além de ser de grande valia para melhorar o desempenho dos pesquisadores e dos programas da universidade.
i) Dar continuidade à instalação de um campus avançado na cidade de Pedralva para pesquisa em biocombustíveis.
j) Atuar ativamente, com eficiencia e agilidade, para que o Parque Técnológico se transforme em realidade;
k) Garantir total apoio à iniciativas tão auspiciosas como o Centro de Tecnologia de Helicópteros (CTH) em parceria com a Helibras e o governo estadual.
l) Empreender esforços para que a  UNIFEI possa ter uma participação efetiva na rota tecnológica 459.
Essas são algumas das iniciativas que serão propostas para que a nossa instituição possa ser um efetivo agente de desenvolvimento que a destaque ainda mais no cenário nacional e internacional, além dos benefícios que trará a todos os seus integrantes, às comunidades nas quais tem campi e para a sociedade como um todo.

Um comentário:

Sandoval Quaresma disse...

Duas sugestões:
1) Na parte de Relações Institucionais e Articulações com a Sociedade, deve-se ter como missão identificar, estimular e promover iniciativas inovadoras de unidades acadêmicas e órgãos suplementares da UNIFEI, além de criar a interface para o relacionamento e transferência dessas iniciativas para demais agentes do desenvolvimento econômico e social, públicos e privados.
2) Criação de um Setor de Convênios e Relacões Internacionais, sendo o Convênio um instrumento jurídico utilizado pela UNIFEI para, sem implicações financeiras, estabelecer parcerias, visando à cooperação acadêmica, científica e cultural. Será Competência do Setor de Convênios e Relações Internacionais (é bom ficar no Gabinete do Reitor), entre outras atividades, a análise formal da proposta, seu encaminhamento à Assessoria Jurídica (GR) e, em seguida, ao Conselho Superior para apreciação. Sendo favorável a deliberação, os originais serão encaminhados para a assinatura do reitor.
Este setor deve ser criado e ser o responsável pela coordenação dos programas de intercâmbio acadêmico voltados para ampliar os horizontes dos alunos por meio do convívio com outras culturas. Ao desenvolver a cooperação acadêmica, técnica, científica e cultural entre a UNIFEI e dezenas de universidades estrangeiras, possibilitará (com transparência) que o aluno de graduação possa cursar disciplinas de sua área no exterior e que alunos estrangeiros beneficiários desses acordos internacionais sejam acolhidos pela UNIFEI.

Postar um comentário

Reservo-me o direito de publicar comentários segundo meu discernimento. Todavia não serão aceitos se não forem identificados. Assim como não serão publicados aqueles por mim considerados inadequados ou desrespeitosos.
Ainda, devido a dificuldade a mim relatada por várias pessoas na exigência do blog quanto aos perfis OpenID e LiveJournal, etc., e para facilitar o envio de comentários sugiro que o leitor selecione o perfil Anônimo, no final da lista. Mas por favor, eles não serão publicados se não houver uma identificação que eu julgue aceitável no corpo do comentário. Obrigado pela compreensão e não deixem de acessar e comentar.